sábado, 4 de junho de 2011

Produção de texto

O mar e a fantasia

Gosto do mar, de ver os peixes a nadar, as algas a baloiçar, os barcos a navegar. As estrelas-do-mar nas rochas gostam de estar a descansar.
Quando os barcos apitam buu-buu-buuu fazem imenso barulho. Quando estou no barco do meu pai, gosto de ver os golfinhos, as tartarugas, as alforrecas e os cardumes. Quando o mar está mau não consigo ver os peixes, nem o carapau!
As sereias quero ver, para conhecer e saber como podem elas viver. De que se alimentam? Quem saberá? De algas, será?
Certa vez, fui à Praia Formosa e passou, por lá a nadar, um pequeno cardume de peixes-voadores. Pena não ter visto baleias ou golfinhos a respirar na superfície do mar. Será por causa da poluição que não os vejo?! A verdade é que estamos a poluir o mar e os peixes a matar.
Mas o mar também tem os seus perigos… Quando estamos a nadar devemos ter cuidado com as correntes que podem ser fortes... Podem levar-nos, quem sabe, até ao mundo das sereias! Ou se a corrente for fraca poderá levar-nos para qualquer outro mundo de fantasia!
Na nossa imaginação tudo é possível, podemos ser monstros, fantasmas, princesas, sereias e viver num mundo azul, saudável e brilhante onde só exista paz e amor.

Andreia Buitendach Gouveia 4º A

Sem comentários: